Rinoplastia

A rinoplastia, que é a modificação da forma do nariz, é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. O nariz é a principal estrutura estética face. Além dos aspectos comportamentais, as características físicas do nariz são determinantes para o bom funcionamento do sistema respiratório e, em consequência, para nossa qualidade de vida. Portanto, em qualquer modificação cirúrgica do nariz, deve-se cuidar para preservá-las ou melhorá-las, mantendo-se um equilíbrio entre sua forma e função. Estas características fazem da rinoplastia uma das cirurgias plásticas mais desafiadoras.

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face que deve ser observado pelo cirurgião, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade da face. Cada caso é estudado e discutido minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Sempre evitando excessos, para que não hajam estigmas da rinoplastia. O cirurgião, por mais experiente e especializado que seja, deve conversar detalhadamente com o paciente para entender seus desejos e expectativas, e assim poder alcançá-las. Sempre sendo muito franco e deixando claro qual será o resultado possível de ser alcançado. Neste momento três narizes devem ser questionados: aquele que está na face, o que o médico espera conseguir e o que o paciente anseia. E o mais importante: por mais que já tenha feito diversos casos semelhantes, e já sabendo pelo tipo de nariz qual seriam as modificações que caberiam neste nariz, o cirurgião tem que estar à disposição para fazer o que o paciente deseja, e não o que ele imagina que seria o melhor resultado!

Pode-se com esta cirurgia plástica diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, modificar o formato da ponta nasal, corrigir irregularidades ou protuberâncias em cima do nariz (chamado dorso nasal), diminuir a base (conhecida popularmente como “abas” do nariz). Além de melhorar a respiração nos casos que tenham obstrução nasal associada.

Com a rinoplastia obtêm-se a melhora da aparência, o aumento da autoconfiança e autoestima do paciente. Buscamos obter os melhores e mais naturais resultados, fazendo com que o paciente sinta como se tivesse nascido com o novo nariz.