Cirurgia Desvio Septal

A septoplastia é a cirurgia para correção do desvio do septo nasal; a rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz com finalidade estética.

A realização de ambas, durante um mesmo procedimento cirúrgico, é chamada de rinosseptoplastia. Tem por objetivo melhorar a respiração e, seguramente, a auto-estima do paciente

Não existe tratamento clínico para correção do desvio de septo. Em alguns casos, não há necessidade de cirurgia. No entanto, quando esse problema causa obstrução nasal, o médico decide pelo tratamento cirúrgico (septoplastia).

A cirurgia está mais rápida e segura. Hoje, o paciente é operado pela manhã e a tarde já pode pode retornar para a casa. Em dois dias, a rotina de atividades diárias pode ser retomada, evitando, porém, esforço físico por até 30 dias.

A mudança mais visível é o fim da necessidade de deixar a sala de cirurgia com o nariz tamponado, antes obrigatório por 48 horas

A rinoplastia é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no Brasil. Pode ser realizada por cirurgiões plásticos ou otorrinos com formação em plástica facial.

A melhor maneira de entender todas as fases desse tipo de cirurgia é durante uma consulta com um otorrinonaringologista.