Reabilitação Labiríntica

A tontura é um sintoma muito comum entre a população, podendo acontecer em qualquer idade, inclusive nas crianças. Pode passar despercebida pois muitas vezes é confundida com fobias.

Como citado anteriormente, a tontura é um sintoma e não uma doença. Sua causa é multifatorial, pois pode aparecer devido a perda auditiva, má alimentação, sedentarismo, estresse, descompensações metabólicas, baixa visão dentre outros. Quando a origem da tontura é a desorganização do sistema vestibular, o diagnóstico é dado pelo médico através do exame de vectoeletronistagmografia e o melhor tratamento é indicado, podendo ser medicamentoso e/ou reabilitação vestibular/reabilitação labiríntica.

A reabilitação vestibular é uma terapia indicada a indivíduos com diagnóstico de tontura e desequilíbrio, por desordem do sistema vestibular. Com prévia consulta com otorrinolaringologista e realização de exames solicitados pelo mesmo, posteriormente o paciente é encaminhado para a reabilitação, que consiste em manobras e exercícios personalizados, com o objetivo de compensar o aparelho vestibular e estimular a neuroplasticidade do córtex auditivo.

O sucesso da reabilitação vestibular depende da adesão do paciente ao tratamento. Cabe a cada um seguir as orientações dadas em relação à mudança de hábitos alimentares e prática de atividades físicas na rotina diária, bem como realizar os exercícios solicitados corretamente.

Este tratamento pode ser realizado com fisioterapeuta ou fonoaudiólogo.